Receitas para Saúde

ÓLEO DE LAVANDA E SEUS BENEFÍCIOS

5/5 - (5 votos)

Óleo de Lavanda, embalado com potentes poderes curativos naturais, os óleos essenciais são essenciais para qualquer lar. Mas com mais de cem óleos incríveis para escolher, os novatos em óleos essenciais – especialmente aqueles com orçamento apertado – podem enfrentar um verdadeiro dilema tentando descobrir qual óleo eles devem usar.

Bem, se você é um novato em óleos, eu tenho boas notícias para você. Você pode parar de coçar a cabeça confusa e você pode desabotoar sua testa perplexo, porque hoje nós vamos conhecer o óleo de lavanda, que é sem dúvida o óleo essencial mais versátil do planeta.

É também um dos óleos mais baratos e, como um bônus adicional, cheira absolutamente lindo.

Se você nunca experimentou o aroma de lavanda de verdade antes – e acredite em mim, os produtos sintéticos nem chegam perto – então você é um verdadeiro mimo quando abre a tampa da sua primeira garrafa de óleo de lavanda, com seu doce, fragrância limpa e edificante.

 

Primeiro algumas noções básicas de óleo de lavanda

 

 

O óleo de lavanda vem dos espinhos de flores roxas que saem da planta de lavanda na primavera e no verão. Leva 100 libras de lavanda fresca para fazer um quilo de óleo essencial.

Você pode usar óleo essencial de lavanda não diluído em sua pele em pequenas quantidades – é um dos poucos óleos que podem ser usados ​​dessa maneira. Mas aqueles com pele sensível devem diluir o óleo em uma transportadora de óleo antes de usar. E é sempre uma boa ideia testar sua reação com apenas uma gota de óleo de lavanda antes de usar quantidades maiores.

Uma concentração típica de óleo essencial de lavanda para adultos é uma diluição de 2% que resulta em 12 gotas de óleo essencial para 30 ml de óleo transportador.

Todos os óleos essenciais são incrivelmente potentes, então não pense que usar quantidades tão pequenas não será eficaz.

O óleo de lavanda é reconhecido por suas muitas propriedades curativas e estas incluem:

Alívio de estresse

 

 

Muitas vezes pode parecer que não há como fugir da multidão de pequenas (e às vezes grandes) tensões que são parte integrante da vida moderna.

Pressões no trabalho (ou escola), preocupações financeiras, dificuldades de relacionamento, política maluca, problemas de saúde e o fluxo incansável de notícias ruins que a mídia produz, tudo se combina para dar a impressão de que você carrega o peso da mídia. mundo em seus ombros, às vezes.

Uma das razões pelas quais tirar férias é tão bom é que isso permite que você se afaste de sua vida normal cheia de estresse. Você pode relaxar e descontrair e se sentir como uma pessoa diferente. Então você tem que voltar para casa e voltar para a rotina.

Usar óleo de lavanda pode induzir a mesma sensação de bem-estar que você experimenta nas férias. Inalar óleo de alfazema ou massageando-o em sua pele provoca um estado de calma relaxada e a tensão se esvai quando o monstro de estresse relaxa sua aderência.

Sempre que você estiver se sentindo sob pressão ou simplesmente infeliz com as preocupações correndo pela sua mente, leve cinco ou dez minutos para cuidar de si mesmo.

Massageie algumas gotas de óleo em suas têmporas ou outros pontos de pulsação em seu corpo, e então segure seus dedos perfumados perto de seu rosto e inspire profundamente. Você notará rapidamente a diferença na maneira como se sente.

A evidência anedótica é abundante para as propriedades de alívio do estresse da lavanda e uma série de estudos comprovou a eficácia do óleo de lavanda em trazer alívio.

Um estudo recente (2015) sobre estresse no trabalho investigou os efeitos do óleo de lavanda em um grupo de enfermeiras. A enfermagem é uma ocupação altamente estressante, com poucas oportunidades de desligar durante um turno. Pesquisadores mediram os níveis de estresse em um grupo de 110 enfermeiros. Cinquenta e três receberam um pequeno frasco de óleo de alfazema para fixar suas roupas (nível do peito), os outros 57 receberam um frasco de placebo.

Os níveis de estresse no grupo de lavanda diminuíram de 6,1 para 2,8, enquanto no grupo controle os níveis de estresse aumentaram. Essa é uma vitória impressionante para a lavanda!

 

Lavanda cura as queimaduras rapidamente

 

O óleo de lavanda é um potente remédio caseiro para pequenas queimaduras e queimaduras solares, e até mesmo foi usado com grande efeito para curar queimaduras graves sob a supervisão de médicos do hospital.

Em 1994, Ciaran Kelly, um pequenino morador da Escócia, sofreu queimaduras graves em seu rosto, cabeça, ombros e mãos; as queimaduras em suas mãos eram tão severas que ele precisava de enxertos de pele. Além de seu médico ter pedido terapia, sua mãe recebeu aprovação para usar óleo essencial de lavanda nas queimaduras de Ciaran, com ótimos resultados.

Lavanda pode ser aplicada diretamente na pele queimada para aliviar a dor e acelerar o processo de cicatrização. Se a pele estiver muito dolorida ao toque, o que geralmente é o caso de queimaduras graves, você pode borrifar o óleo de um borrifador.

Ajuda você a encontrar sono repousante

 

 

O óleo essencial de lavanda ajuda-o a adormecer suavemente. É a escolha perfeita se você estiver se sentindo esgotado no final de um longo dia ou se o seu filho estiver com problemas para se acomodar durante a noite.

Usar a lavanda como auxílio para dormir é seguro, e ao contrário das pílulas para dormir, você não terá nenhum resíduo de droga em seu sistema, deixando-o lento no dia seguinte.

Para usar lavanda na hora de dormir, você pode espalhar algumas gotas em um lenço de algodão e colocá-lo ao lado do travesseiro, adicionar seis ou sete gotas a um difusor de óleo essencial ultra-sônico, usar um spray de óleo essencial de lavanda na cama ou fazer um salve e esfregue um pouco em seu peito.

Acalma a pele com comichão e picadas de insetos

 

 

Lavanda é o tratamento perfeito quando sua pele está se sentindo irritada ou reagiu a uma picada de inseto ou picada com uma coceira enlouquecedora.

Use uma gota de óleo de lavanda não diluído em mordidas e picadas.

Para uma pele com prurido geral, dilua o óleo de lavanda em um óleo leve e não oleoso, como óleo de girassol ou óleo de farelo de arroz e esfregue-o sobre a área afetada.

Outra boa opção é combinar óleo essencial de lavanda com Aloe Vera ou gel de avelã.

 

Limpa os Poros

 

 

Manchas e acne respondem bem ao óleo de lavanda.

Quando você vê uma espinha na parte de trás, é irritante cabeça vermelha, agir rápido com uma gota de óleo de lavanda aplicada três vezes ao dia.

Se você sofre de acne, você pode diluir óleo de lavanda com um óleo de transportadora não-comedogênico, ou o seu hidratante preferido, para acalmar a irritação e combater as bactérias.

Óleo de lavanda de equipe com óleo de tea tree para um soco de nocaute de acne real. Antimicrobianos mais fortes do óleo da árvore do chá funcionam maravilhosamente com a dor do óleo de lavanda aliviando e suavizando qualidades.

Traz alívio de dores de cabeça dolorosas

 

 

Esfregar algumas gotas de óleo de lavanda em suas têmporas quando você tem uma dor de cabeça pode trazer alívio rápido da dor, como pode simplesmente inalar o aroma.

E, ao contrário dos analgésicos que apenas mascaram a dor, o óleo de lavanda alivia a dor e sua causa subjacente, geralmente relacionada ao estresse e à tensão.

Quando você aplica óleo de lavanda à sua pele, os compostos ativos são absorvidos através de sua pele em sua corrente sanguínea, onde são rapidamente transportados em torno de seu corpo, trazendo alívio da dor.

O mesmo acontece quando você inala o óleo. Os compostos voláteis do óleo entram pelo seu sistema olfativo, que os entrega diretamente ao sistema límbico do cérebro, bem como aos pulmões, onde entram na corrente sanguínea.

O sistema límbico é o centro emocional do cérebro onde o estresse, a tensão e o humor são regulados.

Mantenha uma pequena garrafa de óleo de lavanda em sua bolsa que você pode usar para aliviar dores de cabeça sempre que eles atacam. E se você sabe que vai enfrentar uma situação estressante durante o dia, use óleo essencial de lavanda como medida preventiva para evitar o desenvolvimento de uma dor de cabeça.

Elimina as Cólicas Menstruais

 

 

O óleo de lavanda pode trazer alívio das cólicas menstruais e outros sintomas associados a períodos dolorosos, pela menstruação de mulheres – cãibras e dores agudas, dor lombar, dor de cabeça, náuseas e vômitos, ondas de calor, tontura, desmaios, suores noturnos, depressão e irritabilidade.

Pesquisadores randomizaram 96 mulheres com dismenorreia em dois grupos; metade para receber o óleo de lavanda (o grupo experimental) e a outra metade para atuar como controle, e os seguiu por 4 meses.

As mulheres do grupo experimental foram solicitadas a esfregar 3 gotas de óleo essencial de lavanda misturado com óleo de gergelim em suas palmas e, em seguida, levar as mãos ao rosto e inalar o aroma. Eles faziam isso a cada seis horas durante os primeiros três dias do período e também depois de sentir dor.

O grupo controle usou apenas óleo de gergelim.

No final do período da pesquisa, os resultados mostraram que o óleo de lavanda reduziu significativamente os sintomas experimentados pelas mulheres.

O grupo controle teve quase 7 vezes mais chances de sentir dor abdominal e lombar do que o grupo lavanda, e 12 vezes mais chances de sofrer de náusea, vômito, dor de cabeça e fadiga.  Finalmente, o grupo controle foi 16 vezes mais propensos a sentir tonturas e desmaios.

 

Repele insetos naturalmente

 

 

Enquanto lavanda vai acalmar a coceira quando insetos atacam, é melhor prevenir a mordida ou picada em primeiro lugar, e lavanda pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Use óleo de lavanda diluído em um óleo transportador ou combine-o com a sua loção normal e aplique em todas as áreas expostas da pele.

Se você está planejando passar uma noite de verão ao ar livre, pode afastar ainda mais os mosquitos usando um spray de linho de alfazema em sua roupa e, se estiver sentado em uma mesa, pode adicionar óleo essencial de lavanda a um óleo. queimador.

Dentro de casa, adicionar óleo essencial de lavanda a um difusor de aromaterapia fará os insetos pensarem duas vezes antes de se intrometerem.

 

Irma Leite-Educadora Nutricional

Sair da versão mobile