A árvore moringa – ou moringa oleifera, como é conhecida cientificamente. A planta tropical é de origem indiana e africana e pode trazer vários benefícios para a saúde, desde a melhoria da pressão arterial, redução do colesterol e da glicose, dentre outros, chegando a combater uma série de doenças graves.
Moringa Oleífera é uma das espécies mais conhecidas e mais amplamente distribuídas e naturalizadas de uma família monogênica Moringaceae.
Por isso, a moringa é considerada por especialistas de todo o mundo, entre botânicos e biólogos, um “milagre da natureza”, sendo, para eles, uma esperança de combate à fome no mundo todo. A “carne verde”, como muitos a apelidam, é rica em sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana.
A moringa já tem os seus benefícios comprovados há muito tempo por povos indianos, que relatam que todas as partes da árvore podem ser utilizadas para curar, pelo menos, 300 doenças. Mas, será que isso tudo é verdade?
Os benefícios que a árvore moringa pode trazer para a nossa saúde.
A moringa é uma verdadeira planta milagrosa e que pode trazer vários benefícios para a saúde. Isso porque todas as suas partes – folhas, sementes, raízes, cascas, flores, vagens e frutas – podem ser aproveitadas na alimentação humana ou como elementos curativos de doenças.
Veja alguns deles:
- Reduz os níveis de glicose no sangue;
- Reduz o colesterol ruim (LDL);
- Combate à anemia, devido ao seu alto teor de ferro;
- Reduz a pressão arterial;
- Melhora as articulações, graças ao seu efeito anti-inflamatório;
- Combate a asma
- Melhora a imunidade do organismo;
- Fortalece os músculos e ossos;
- Ajuda na perda de peso;
- Melhora as funções mentais, como a memória e capacidade de aprendizagem;
- Ajuda no crescimento do cabelo;
- Protege o fígado e os rins;
- Oferece mais beleza e saúde à pele;
- Queima a gordura corporal;
- Acelera o metabolismo;
- Trata pacientes com HIV;
- Aumenta a produção de leite materno;
- Combate e previne a cegueira;
- Fornece energia ao corpo.
Além disso, a moringa possui propriedades alimentícias altamente eficazes, rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, sendo considerada uma forte aliada no combate à fome e desnutrição pelo mundo.
Por este mesmo motivo, a planta é usada no combate à obesidade e ao colesterol ruim alto, já que serve para substituir alimentos que engordam, como a carne e outros ricos em gorduras saturadas, com nutrição equivalente, presente em sua composição.
Propriedades nutricionais
A moringa é considerada a planta mais nutritiva do planeta, pois a árvore contém em todas as suas partes vitaminas e sais minerais em uma quantidade jamais encontrada em outras plantas ou frutas. São 90 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, e é chamada da carne verde.
- Possui sete vezes mais vitamina C que a laranja, essencial para a pele e cabelos;
- Tem quatro vezes mais cálcio do que o leite;
- A moringa tem quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, uma arma poderosa contra a cegueira;
- A planta tem três vezes mais potássio do que a banana;
- Possui duas vezes mais proteína do que a encontrada no leite (cerca de 27%, semelhante à carne de boi);
- Tem mais ferro que o espinafre, sendo uma grande aliada no combate à anemia;
- Possui vitaminas A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E e beta caroteno;
- É rica em minerais, como o fósforo, zinco, selênio e ferro.
COMO CONSUMIR?
A moringa pode ser consumida de várias formas, uma vez que todas as partes da árvore são comestíveis tanto para animais quanto para humanos. Veja a seguir as melhores formas:
Folhas: As folhas verdes da moringa podem ser utilizadas tanto para fazer saladas ou serem cozidas, na forma de chá ou de temperos complementares de sopas, por exemplo.
Vagens: As vagens da moringa podem ser cozidas e inseridas em uma refeição comum, podendo ser abertas para se consumir as sementes dentro delas.
Sementes: As sementes da moringa podem ser comidas torradas, cozidas (como os feijões brancos ou a soja, por exemplo) ou extraídas em forma de óleo, que tem qualidade semelhante ao azeite de oliva. Ainda, há pessoas que as usam em forma de mel, que é considerado medicinal.
Raízes: As raízes da moringa possuem formato semelhante às cenouras, só que menores. Por apresentarem um sabor picante, elas podem ser utilizadas na forma de saladas, assim como as flores da planta.
Flores: Com as flores da planta, é possível fazer um prato chamado makansufa, bem famoso na Indonésia e no Timor Leste. Nesta iguaria, as flores são fritas em óleo de coco e imersas no leite de coco, sendo consumidas com milho ou arroz.
No entanto, elas também podem ser consumidas em vitaminas ou sucos ou com outros legumes, como a cenoura e a beterraba, além de frutas como a maçã, abacaxi, caju, laranja, mamão, melão, dentre outras.
Há também a possibilidade de consumir o chá medicinal das flores de moringa, que é altamente indicado para resfriados ou gripes, sendo muito popular em vários países do mundo.
Cápsulas: Ainda, também existe a possibilidade de consumir a moringa em forma de cápsulas. Elas estão à venda em vários mercados e são feitas a partir do pó das folhas.
Extrato: Você também encontra à venda o extrato da moringa, que é obtido a partir das cascas e raízes da planta.
Mel: O mel da moringa é feito a partir das flores ou das sementes da planta e pode ser facilmente encontrado à venda no mercado.
Receita de chá de moringa gelado
- Uma colher e meia de chá das folhas secas de moringa;
- 500ml de água fervente;
- Mel a gosto;
- Gengibre fresco;
- Suco de laranja a gosto.