20 ALIMENTOS ESSENCIAS PARA O SEU EMAGRECIMENTO
Tapioca, café, cacau, pimenta, brócolis e chá verde são apenas alguns dos 20 alimentos que você pode ter em casa e que ajudam a emagrecer.
Não existem alimentos livres de calorias, mas muitos ajudam a perder peso e volume, graças ao seu poder saciante, diurético e desintoxicante. O segredo está em escolher aqueles que ajudam a perder peso e previnem a retenção de líquidos, mas também que sejam do nosso total agrado.
É igualmente fundamental que sejam ricos em fibras, para saciar o apetite mais facilmente, bem como favorecer o trânsito intestinal.
Alimentos que ajudam a emagrecer, remédio para emagrecer, dieta para emagrecer e até mesmo receitas para emagrecer que circulam na internet, às vezes, são uma cilada.
Dietas que se apresentam como milagrosas podem trazer riscos à saúde como alterações nos hormônios, fraqueza, taquicardia, mal-estar e até o indesejado “efeito sanfona” – a pessoa emagrece numa semana mas, na semana seguinte, ganha todo o peso de novo ou até mais do que tinha antes de começar a dieta.
Se não forem mantidos bons hábitos alimentares e prática de exercícios físicos regulares a longo prazo, fica difícil manter o peso ideal com saúde.
Se o desejo é emagrecer, é preciso investir nos alimentos naturais, evitar alimentos refinados, processados, doces, açúcares e frituras. O ideal é consumir alimentos que aceleram o metabolismo, trazem sensação de saciedade, combatem retenção de líquidos e melhoram o funcionamento do intestino.
TAPIOCA
A grande vantagem da tapioca para quem está buscando a ajuda dos alimentos para emagrecer é a sensação de saciedade que a fécula da mandioca, a base da massa de tapioca, proporciona – o que ajuda a evitar as perigosas “beliscadas”.
Além disso, a tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten (que está no pão e em outras massas de farinha de trigo) que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal.
A tapioca é uma ótima fonte de energia e, por ser um carboidrato, é melhor ser recheada com acompanhamentos proteicos e fibrosos. Você pode recheá-la com azeite, pimentão, cenoura, azeitona preta, páprica, alho cru, sal, gergelim, orégano, folhas e tomate, por exemplo.
Você também pode recheá-la com baba ganoush(receita que leva purê de berinjela assada, pasta de gergelim, sal e suco de limão), de hommus (receita de grão-de-bico cozido e espremido, pasta de gergelim, azeite, suco de limão, sal e alho) e por aí vai.
O importante é usar a imaginação e equilibrar os alimentos necessários. Mas também é preciso considerar a tapioca (em conjunto com seus recheios) como uma refeição, e não como um “lachinho”, e consumi-la de manhã, na hora do almoço ou da janta, pois apesar de causar sensação de saciedade, um aspecto que ajuda a emagrecer, a tapioca é bastante calórica.
CAFÉ COM CACAU
Quando ingerido moderadamente, pela manhã, de estômago cheio e junto do cacau em pó, o café pode ser benéfico para quem está buscando alimentos que ajudam a emagrecer. Ele ajuda a acelerar o metabolismo e traz sensação de saciedade, disfarçando a vontade de comer.
Quando ingerido com o cacau (puro ou 70%) há menos riscos de aumento da ansiedade, como seria normalmente se o café fosse ingerido sozinho. Além disso, a feniletilamina presente no cacau estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar, o que evita as comilâncias atípicas dos momentos de depressão.
ABÓBORA
A abóbora é uma das verduras mais ricas em água, o que lhe confere propriedades diuréticas e laxantes. Além disso, possui umas substâncias designadas por cumarinas, que ajudam a prevenir o cancro. Também auxilia na prevenção das cataratas, melhora a visão noturna e, em geral, as defesas imunitárias.
ACELGAS
Verduras muito ligeiras e ricas em fibra, as acelgas transformam qualquer prato numa refeição saudável e saciante. Sejam cozidas ou ao natural, as acelgas depuram o organismo, ajudando a eliminar toxinas e a resolver a obstipação. São ótimas para ajudar a desinchar durante a menstruação.
ALCACHOFRA
Pelo seu poder diurético, a alcachofra facilita a eliminação dos líquidos retidos, provocando uma maior produção de urina. Além de facilitar a digestão, ajuda a desintoxicar o fígado e contribui para reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.
ALHO
A utilização do alho é muito boa para o colesterol, além de controlar a hipertensão. Isto porque a alicina, uma substância química que se liberta quando o alho é esmagado, reduz os níveis de colesterol e baixa a pressão arterial. Também ajuda a diminuir a incidência de cancro da mama, pele e pulmão, além de prevenir o cancro do cólon e do esôfago.
ARROZ INTEGRAL
O arroz integral é constituído basicamente de carboidratos. Com outros alimentos, o arroz integral é uma ótima fonte de energia e fornece também proteínas, fibras, fósforo, potássio, magnésio e pequenas concentrações de ferro e zinco.
Por ser rico em fibras, ele ajuda a promover a saciedade e, além disso, previne doenças cardiovasculares e diabetes, que tendem a trazer problemas no sistema circulatório e estão relacionadas à obesidade
VINAGRE DE MAÇA
O vinagre de cidra de maçã, popularmente usado como tempero, também é um dos alimentos que ajudam a emagrecer. Um estudo feito com japoneses obesos mostrou que 15 mL ou 30 mL de vinagre de maçã ingeridos diariamente durante 12 semanas, reduziu de 1,2 kg a 1,7 kg do peso corporal dos participantes do estudo.
AZEITE
O azeite é uma das fontes de gordura mais saudáveis. Um estudo mostrou que o óleo de oliva baixa os níveis triglicerídeos, aumenta o colesterol HDL e estimula a liberação de GLP-1, um dos hormônios que ajudam a manter a sensação de saciedade.
Além disso, alguns estudos mostraram que o azeite pode aumentar a taxa metabólica e promover a perda de gordura.
Um pequeno estudo, feito com 12 mulheres pós-menopáusicas com obesidade abdominal, mostrou que ingerir azeite extravirgem como parte de uma refeição normal aumentou significativamente o número de calorias queimadas pelas mulheres participantes do estudo.
BATATA-DOCE
A batata-doce, além de ser nutritiva, possui várias propriedades que as tornam um alimento perfeito, tanto para ajudar emagrecer, quanto para a nutrir.
Ela é rica em potássio, um nutriente que a maioria das pessoas não tem o suficiente e desempenha um papel importante no controle da pressão arterial.
Estudos mostram que a batata é capaz de proporcionar significativa sensação de saciedade. E, se você fervê-la e deixar esfriar por um tempo, ela formará grandes quantidades de amido resistente, uma substância semelhante a uma fibra que demonstrou ter vários benefícios para a saúde, incluindo perda de peso.
O cuidado é apenas evitar a batata-doce na forma frita.
CHÁ VERDE
O chá-verde é uma ótima escolha para emagrecer. Estudos sugerem que além de ser uma fonte moderada de cafeína, o chá-verde é uma excelente fonte de galato de epigalocatequina, um antioxidante que promove a queima de gordura da região abdominal.
PIMENTA
Além de possuírem poderosos antioxidantes que reduzem inflamações e protegem as células de danos, as pimentas possuem capsaicina.
Um estudo mostrou que a capsaicina diminui o desejo de comer. Outros estudos mostraram que a ingestão dos capsioides das pimentas está associada à perda de gordura da região abdominal, à perda de peso e à prevenção de ganho de peso.
AVEIA
Um estudo, publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que a aveia é um ótimo alimento para emagrecer. O estudo mostrou que, em 12 semanas, indivíduos que ingeriram aveia perderem peso.
O detalhe é que embora todos grupos tenham perdido a mesma quantidade de peso, aquele que consumiu os grãos inteiros conseguiu eliminar gordura abdominal. O problema é que algumas aveias vêm contaminadas com glúten (proteína que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal), então é sempre bom checar na embalagem se há certificação gluten-free.
NOZES
Um estudo publicado pelo Archives of Internal Medicine mostrou que, desde que não sejam consumidas em excesso, as nozes têm efeitos benéficos sobre o humor e podem promover a eliminação de gordura abdominal.
As nozes são alimentos que ajudam a emagrecer devido, principalmente, à presença de fibras, proteína e teor de gordura de boa qualidade, o que ajuda a aumentar a sensibilidade do corpo à insulina e contribui para a eliminação de gordura.
LINHAÇA
O consumo dessas pequenas sementes brilhantes e aromatizadas tem sido associado a menores índices da massa corporal, principalmente em mulheres na pós-menopausa. Para usufruir de seus benefícios é recomendado consumir uma colher de sopa de linhaça moída todos os dias, adicionando-a a cereais, pratos e saladas.
ABACATE
Além de serem deliciosos nas opções doce e salgada, os abacates são fonte de ácido oleico monoinsaturado, o mesmo tipo de gordura benéfica encontrada no azeite. Eles também são fonte de fibras e nutrientes como potássio, e o melhor, são alimentos que ajudam a emagrecer.
De acordo com um estudo, as pessoas que consomem abacate se sentem mais saciadas e têm menos desejo de comer nas cinco horas seguintes à refeição; um ótimo motivo para incluir o abacate na sua lista de alimentos para emagrecer.
GENGIBRE
O gengibre é ótimo para dar sabor aos pratos, esquentar o corpo num dia frio na forma de chá, aromatizar a casa e tratar da dor de garganta. Mas o que nem todo mundo sabe é que o gengibre também pode aumentar o metabolismo em cerca de 20%, o que ajuda a emagrecer.
CHÁ DE HIBISCO
Além de saboroso, o chá de hibisco é uma bebida que ajuda a emagrecer. Isso porque ele é baixo em calorias e diurético, o que ajuda a liberar toxinas e excesso de fluidos no corpo. Um estudo publicado na revista Food & Function mostrou que o consumo do extrato de hibisco pode reduzir obesidade, a gordura abdominal e melhorar danos causados ao fígado em indivíduos obesos.
Pesquisas publicadas na revista Medical Hypotheses também sugerem que o chá de hibisco pode ser uma alternativa natural de perda de peso.
PERA E MAÇÃ
A pera e a maçã são ricas em flavonoides, substâncias capazes de alterar os níveis de gordura corporal. De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, as mulheres que consumiram a maior quantidade de flavonoides viram seu índice de massa corporal aumentar significativamente menos no período de 14 anos do que aquelas que consumiram menos flavonoides.
Em estudos com animais, esses flavonoides demonstraram aumentar o gasto de energia (calorias), a absorção de glicose pelos músculos e a queima de gordura. Por isso também é uma boa ideia incluir pera e maçã na sua lista de alimentos que ajudam a emagrecer com saúde.
BRÓCOLIS
O brócolis é um ótimo alimento para emagrecer. Esse vegetal é rico em nutrientes essenciais (cálcio, vitamina C, etc.), fibras, proteínas e ao mesmo tempo possui baixíssimas calorias. Suas fibras proporcionam sensação de saciedade, seus micronutrientes auxiliam a perda de peso e seus fitoquímicos ajudam a eliminar gorduras.